Avaliações marcam dia de apresentação do elenco alviverde no CT da Graciosa

De volta aos trabalhos, o elenco coxa-branca iniciou nesta quarta-feira (04) no Centro de Treinamento da Graciosa, a todo vapor a temporada 2012. A bateria de exames é fundamental para que o departamento de performance física do clube dê início aos trabalhos. E com os resultados das avaliações fisiológicas, é possível definir junto com toda a equipe multidisciplinar a carga de trabalho para a pré-temporada.
Raul Osiecki, fisiologista do Coritiba conta um pouco do roteiro de cada atleta nestes primeiros dias. “Eles passam por uma avaliação fisiológica e médica, fazem uma avaliação bioquímica, de sangue e depois de composição corporal, onde podemos constatar o peso muscular, gordura, massa muscular, peso óseo. E os atletas ainda fazem um teste de capacidade aeróbica e limiares metabólicos”, explica.
Já em seguida, os atletas darão continuidade aos trabalhos, sendo observados com “testes específicos de campo, onde se pode avaliar a agilidade, velocidade, potência de membros inferiores”, diz Raul. “Em todos os treino durante a pré-temporada, os atletas serão monitorados”, completa.
Para o fisiologista, “é fundamental dois aspectos: Primeiro estão chegando novos atletas e precisamos de um diagnóstico corporal e físico de cada um deles. Segundo, quanto aos atletas que já estavam no elenco, eles passaram 30 dias em período de inatividade, embora alguns busquem manter sua condição, mas agora vamos verificar o estado de retorno de cada um”, conta.
Osiecki lembra que a individualidade de cada atleta é trabalhada de forma especifica. “Os atletas tem características próprias. Alguns tem facilidade em ganho de peso, ou perda de peso. Vamos avaliar o que aconteceu e com os resultados podemos organizar as cargas de trabalho progressivo para saber qual é o 100% dele hoje, porque é diferente do que tínhamos antes”, compara.
“A partir daí, envolve todo o trabalho de preparação física, que vai saber como aplicar as cargas necessárias a cada um. Envolve o trabalho da nutrição, que vai orientar como recuperar ou perder peso. É o momento em que todo o grupo multidisciplinar participa ativamente da elaboração do trabalho a cada atleta”, completa.
O momento de pré-temporada se torna fundamental para a seqüência de trabalho ao longo de toda a temporada. “É o período que não temos jogos, e com a rotina de jogos fazemos apenas testes mais curtos. Agora a gente pode fazer avaliações mais completas. Na própria pré-temporada a gente pode avaliar o atleta pela sua linha de repouso. É o que dá base para completar o ano”, finaliza.
Materia: Coritiba.com.br
0 comentários:
Postar um comentário