terça-feira, 10 de janeiro de 2012

COXA UTILIZA NOVO EQUIPAMENTO NO BRASIL


O Coritiba mais uma vez dá um importante passo no trabalho de suporte aos seus atletas. Cada vez mais próximo do que tem de melhor no meio científico, o clube já utiliza durante a pré-temporada, em Foz do Iguaçu, uma bolha de ar, que contribui para um melhor rendimento na recuperação de seus atletas.
O fisiologista Raul Osiecki explica um pouco a novidade que agita os primeiros dias de preparação do elenco coxa-branca. “Esse equipamento é a Bubble Pure Air. Foi concebido na Espanha e utilizada muito por tenistas, inicialmente pelo Rafael Nadal, que começou a utilizá-las nos intervalos de jogos nos campeonatos que participava”, conta.
Benefícios da Bubble Pure Air
“A ideia da bolha é que você tem um super filtro, chamado filtro HEPA, que faz uma filtragem do ar 350 vezes por hora. Como ela tem um fluxo circular de ar, temos uma pureza de 99.995%. Isso proporciona um ambiente extremamente livre de partículas, de poluição, em que você otimiza a possibilidade de recuperação dos atletas”, explica.


Assim, percebeu-se a possibilidade de um ganho na recuperação dos jogadores com o uso deste recurso. “O stress respiratório que teria realizando as atividades em um local poluído ou local que fosse livre de CO3 você teria, dentro da bubble, um ambiente ótimo para recuperação dos atletas”, emenda.
Por isso, ligado às tendências do meio científico, o Coritiba foi atrás dessa nova possibilidade. “Realizamos alguns estudos preliminares com os atletas em repouso verificando a resposta da frequência cardíaca e do sistema nervoso simpático e parassimpático, com sujeitos dentro e fora da Bubble. E conseguimos verificar que dentro da Bubble os sujeitos apresentaram uma maior ativação do sistema parassimpático. Isso remete a uma menor frequência cardíaca, menores níveis de stress e os estudos realizados na Espanha mostraram que a recuperação dos atletas e a diminuição da concentração de lactato foi reduzido quando isso foi feito dentro da Bubble, comparado quando foi feito fora”, esclarece.
Desta maneira, o Coritiba sai na vanguarda nesse aspecto. “É um equipamento que chegou ao Brasil agora e o Coritiba é um dos primeiros clubes a utilizar esse processo recuperativo. Esperamos resultados bastante interessantes nesta pré-temporada”, prevê Osiecki.
“Como a tecnologia foi concebida na Europa alguns times europeus já têm utilizado. O Atlético de Bilbao, Real Madrid, e alguns clubes russos também já utilizam esse equipamento. Nós conseguimos verificar isso e trazer para o Brasil. Acredito que isso vem auxiliar o processo recuperativo, com toda certeza”, finaliza.


Matéria: Coritiba.com.br

0 comentários:

Postar um comentário